As novas vacinas e o “sonho dourado” do Instituto Butantan

O Instituto Butantan – maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil –  se prepara para entrar numa nova fase. “Estamos criando novos laboratórios e unidades, melhorando nossa parte regulatória e a de testes clínicos. Queremos o sonho dourado: que qualquer pesquisador ou cientista com uma grande ideia encontre o mínimo de obstáculos para fazê-la virar uma realidade,” diz o médico infectologista Esper Kallás, diretor do Butantan.

Um grande projeto do instituto é o desenvolvimento de uma plataforma de vacinas que utilizam RNA. “Isso é estratégico,” diz Kallás, que também é professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP. Além de permitir a produção de vacinas em poucos meses, o RNA pode ser usado “para induzir a produção de anticorpos contra germes e até câncer,” disse ele neste episódio de Lado B. “Também é possível usá-lo para corrigir defeitos genéticos.”

Leia mais em: https://braziljournal.com/play/as-novas-vacinas-e-o-sonho-dourado-do-instituto-butantan/?utm_source=Important+Others&utm_campaign=492520598a-weekendjournal-28042024-1-_COPY_03&utm_medium=email&utm_term=0_3fc67a6df5-492520598a-159900793